O que os leitores tem a dizer sobre o Colecionador de Sacis?

Por Andriolli Costa

Passei o dia preenchendo um projeto de edital que pedia, entre outras coisas, a comprovação das atividades realizadas. E não há comprovação melhor do que ouvir da boca dos próprios leitores do Colecionador de Sacis o que o projeto significou para elas, como ele foi capaz de mudar a sua percepção do folclore brasileiro ou como permitiu realimentar uma paixão que eles já tinham, mas que parecia ter ficado para trás.

Em uma ação nada convencional, convidei então os curtidores da página a darem seu depoimento sobre o Colecionador de Sacis. Printei o resultado de tudo e anexei no projeto como comprovação. Folclore fala de afetos, e ali estava todo o carinho que os leitores demonstraram.

Era uma coisa tão linda que não podia ficar apenas no pdf de uma entidade governamental. Preparei então esse post com uma seleção de depoimentos! Agradeço imensamente o carinho e a confiança, pessoal.  Vocês não sabem o valor que isso tem.

 

“Devolver o folclore a quem pertence” – Christopher Kastensmidt, Porto Alegre/RS

25542778_10155355764657753_559108827411455929_o

“Andriolli Costa já se estabeleceu como um dos mais importantes folcloristas desta geração. São poucos que conhecem tanto sobre o nosso rico folclore, e menos ainda que o tratam com tanto carinho. Desde as salas de aula aos centros culturais, Andriolli é incansável em devolver o folclore nacional a quem pertence: ao povo.”

“Informação sem perder o lúdico” – Romeu Martins, Florianópolis/SC

1800372_10203054314219419_920281942_n

Já aprendi muito com as postagens do Andriolli Costa em o Colecionador de Sacis. Suas abordagens informativas sem perder o lado lúdico são a meu ver a melhor forma de divulgar e, digamos, repopularizar (se me permitem o neologismo) os mitos de nosso folclore que em tantos casos chegaram perto de ser esquecidos. Longa vida à essa coleção!

“Posso confiar no que leio” – Cesar F. Miranda, Salvador/BA

1798765_426621917470014_2003769415_n

As principais mudanças de perspectiva que pude usufruir com o conteúdo do Colecionador de Sacis dizem respeito a ser capaz de enxergar o folclore ao meu redor, não apenas como um passado distante a ser resgatado ou valorizado, mas como uma realidade presente e grande demais para ser perdida, parte intrínseca da sociedade em que vivo e de mim. O Colecionador de Sacis executa um trabalho chave de jornalismo-denúncia que expõe esse universo de maneira informativa e bem fundamentada. Sempre me sinto convidado a refletir sobre os elementos míticos que permeiam hoje em meu país e saber que posso confiar no que leio faz toda a diferença num momento em que o conteúdo folclórico disponível virtualmente está repleto de informações imprecisas e é essa atitude respeitosa que mais me influencia e empolga no trato das raízes e dos frutos míticos.

“Um trabalho acessível” – Eliza Alvarez

17505345_1423674531039808_639063018565879510_o

Uma das coisas que mais me entristece é o apagamento e a desvalorização do nosso folclore – nossas lendas, mitos, crenças, cultura e SABEDORIA popular!  Ver a voz da nossa cultura ser tão silenciada sempre me entristeceu e, em uma ótima contrapartida, ver um trabalho incrível como o do Colecionador de Sacis me enche de felicidade. Saber que alguém se interessa, admira, pesquisa, estuda e ALÉM DISSO cria todo um trabalho acessível (uma página no facebook!!!) pra que outras pessoas possam também conhecer nosso folclore e ouvi-lo, me enche de esperança. Eu agradeço ao dono pela disposição e dedicação com o trabalho da página, com a informação, a perspectiva, e até mesmo a consciência de disseminar a tolerância e quebra de preconceitos aqui na página. Amo O Colecionador de Sacis e agradeço pelo grande incentivo que nos dá para estudar e nos aproximar de nossos mitos!

“Um exercício de empoderamento”- Laisa Ribeiro, Campinas/SP

13063368_1126195384089743_8389721959162565622_o

Reencontrei o folclore brasileiro graças à página e a cada postagem sinto uma identificação muito grande com a nossa cultura, que parecia ter ficado lá na infância. É um exercício de empoderamento mesmo. Como pesquiso gênero e assuntos semelhantes, conhecer a Sacx aqui na página foi maravilhoso, fiquei muito feliz e faço questão de contar para todos que conheço e indicar a página!

Anúncios

Uma resposta para “O que os leitores tem a dizer sobre o Colecionador de Sacis?

  1. Pingback: Colecionador de Sacis vence prêmio nacional do Ministério da Cultura | Colecionador de Sacis·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s