Por Andriolli Costa
- Clique AQUI para ouvir o programa, ou faça o DOWNLOAD clicando com o botão esquerdo do mouse e indo em “Salvar como”.
- Gosta de ouvir em agregador de podcast? Assine nosso Feed
Bem-vindos à nossa Poranduba, o podcast do Colecionador de Sacis sobre as histórias fantásticas do folclore brasileiro. No programa de hoje, que marca nossa primeira entrevista internacional, conversamos com o escritor Nuno Matos Valente, autor do Bestiário Tradicional Português. Neste episódio conheça os vários mitos que usam barrete vermelho, entendam a origem lusitana do nosso lobisomem, descubra qual a arma secreta das bruxas e entenda se a religião afeta a entrada do folclore nas escolas.
Compre nossas camisetas na Loja do Colecionador de Sacis
Apresentação e edição: Andriolli Costa.
Vinheta de Abertura: Danilo Vieira Battistini, do podcast O Contador de Histórias.
Logo do podcast: Mauro Adriano Muller – Portfólio.
– Canto de abertura e encerramento do povo Ashaninka
Poranduba agora faz parte da rede Audiocosmo de Podcasts, do grupo Homo Literatus! Confira os outros programas da rede.
Este podcast é produzido graças aos apoiadores do PADRIM e do PicPAy. Apoie você também!
Agradecemos aos apoiadores: Ana Lucia Merege, Carolina Mancini, Daniel Burle, Daniel Freire, Daniel Medina, Daniel Renatini, Débora Dalmolin, Diane Macagnan, Douglas Rainho, Euclides Vega, Felipe Raphael, Geoci Silva, Ian Fraser, Janio Garcia, Koe, Maico Wolfart, Marcelo Sena, Marcelo Silveira, Maurício Xavier, Maycon Torres, Nilda Alcarinque, Rafael Joca Cardoso, Ricardo Santos, Roberto Silva
Contatos
Andriolli Costa: @andriolli /@poranduba / Facebook
Nuno Matos Valente: Facebook do Bestiário

Desfile de carnaval em Alfeizerão, inspirado no Bestiário
Comentado no episódio
- Compre o Bestiário Tradicional Português (importado)
- Escafandro Editora
- Museu de Mitos e Lendas de Sintra
- Caminheiro de Sintra
- Monsanto da Beira
- José Leite de Vasconcelos
- Teóphilo Braga
- Errata: A abertura do livro de Silvio Romero não foi feita por Leite Vasconcelos, mas por Teóphilo Braga
- Julio Diniz
- Lendarium
- Saiba mais sobre lobisomens, tardos, corrilários e peeiras no Popularium 7
- Adaptação de teatro do Bestiário
- Desfile de carnaval inspirado no Bestiário
Pingback: PORANDUBA 36 – Quaresma | Colecionador de Sacis·
Olá, pessoal! Foi um grande episódio e claro que corri para procurar o livro para comprar. Mas pensando nessa época de quarentena, e obviamente pela desvalorização do Real, me pergunto se não haveria uma versão ebook do Bestiário Tradicional Português para comprar.
Alias, o Nuno comentou de uma adaptação para o rpg Dungeons and Dragons, mas pensei que seria interessante também para adaptar para A Bandeira do Elefante e da Arara, um dos meus rpgs atualias favoritos.
Muito obrigado pelo ótimo podcast!
CurtirCurtir