Saci ensina a boa higiene em cartilha dos anos 20

l_068_mem

Por Andriolli Costa

À sombra de uma árvore o povo se reúne para ouvir sobre boas práticas de higiene e asseio. Quem fala, na imagem, não é um boticário ou médico itinerante, mas o saci pererê. Sob a sua bancada repleta de escovas e sabonetes uma placa exalta a importância da palestra: “Pela felicidade e grandeza do Brasil”.

Esta é a arte que ilustra a capa da Cartilha de Hygiene publicada nos anos 1923 pela Monteiro Lobato editora. Trata-se de um livreto assinado pelo médico Antonio de Almeida Junior destinado à ensinar os preceitos básicos de higiene para os alunos da educação primária. Ao longo de mais de duas décadas, foram impressos 43 mil exemplares.

a11img01

Sabemos que Lobato já havia se engajado na disseminação da educação sanitária com a publicação de Jeca Tatuzinho naquela mesma década – uma reviravolta no preconceito que manifestou quando criou o personagem do Jeca enquanto estereótipo da preguiça, ainda em 1914. Interessante é ver como sua editora também se voltou para isso criando interface com sua outra obra, o Sítio do Picapau Amarelo. Afinal, o mesmo ilustrador da Cartilha de Hygiene, o cartunista Belmonte, também fez as primeiras artes do Sítio.

Na cartilha, uma das histórias ilustradas traz o duende perneta ajudando a espalhar as chamadas “regras de ouro”: O sono, o banho diário, a escovação dos dentes, a alimentação, o consumo de água, as brincadeiras ao ar livre e a evacuação.

Curiosamente esta não foi a única vez que o saci foi lembrado em uma ação educativa. A propaganda “Faça xixi no banho”, da fundação SOS Mata Atlântica também trouxe o mais famoso mito brasileiro ensinando que há momentos em que não é preciso desperdiçar uma descarga.

Saci GIF-downsized_large

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s