Ficção folclórica e a infinita distância do outro

TambienLaLluvia1-e1335534035888-940x460

Por Andriolli Costa

Fiquei imensamente feliz com a boa repercussão que teve a lista sobre 10 problemas de quem escreve ficção folclórica no Brasil. Claro, nem todos os pontos foram unanimidade e nem era este o objetivo. O desejo era mesmo o de convidar à reflexão. Todos os pontos convergem para o mesmo: o afeto, a proximidade, a ambiência. A ideia de que folclore não é algo , mas aqui.

Muitas vezes, ao tentar homenagear o folclore, prestamos um verdadeiro desserviço à cultura popular ao transmitir mensagens racistas, misóginas e até mesmo colonialistas. Muitas vezes, esses valores estão tão imbricados na nossa vida que os repassamos de modo inconsciente. O mais importante é que se tenha consciência da obra a ser escrita. Muita gente compreendeu a proposta e fico contente por isso.

Ainda assim, um comentário em especial me deixou incomodado. Acabo de ver um escritor muito indignado pois sugeri que escrever sobre esta temática folclórica seria uma boa oportunidade para visitar uma aldeia, um quilombo ou uma comunidade tradicional.

Lembrando, escrevi cinco parágrafos de introdução deixando claro que esta não é uma imposição, mas uma sugestão. A experiência vivida e refletida é transformadora. A vivência transborda, o texto é consequência. Ainda assim veio o comentário.

Isso é ridículo! Para escrever sobre a mitologia helênica agora eu tenho que visitar a Grécia, por acaso?

A aldeia, para essa pessoa, é um mundo tão distante quanto uma terra em outro continente. A distância afetiva realmente é a maior das distâncias. Triste.

Anúncios

2 Respostas para “Ficção folclórica e a infinita distância do outro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s