Odoberto Lino – O Inventor de Sacis #Saci100

Matéria publicada no especial Saci Pererê – 100 anos do Inquérito. Baixe aqui!

Desde criança, o pernambucano Odoberto Lino sempre alimentou o sonho de ser quadrinista. No entanto, como sétimo filho de uma casa humilde, precisava primeiro pensar em alimentar a própria família. “Tive que pausar meu sonho por muitos anos até me estabilizar financeiramente. Então foi a hora de correr atrás”.

Hoje, aos 33 anos – três dos quais já quadrinista independente – os sonhos são outros. Pretende ultrapassar o espaço da internet e publicar Folclorianos, sua principal obra, em um encadernado de lombada quadrada.

Folclorianos é um mangá, escrito e desenhado pelo pernambucano e publicada em abril de 2015. A história mistura humor e ação, com um clima interiorano delicioso e a presença de diversos mitos brasileiros.

A história começa quando o saci rouba as roupas de João, um menino da roça que fazia de tudo para conseguir arrastar Margarida para o seu banho de rio. O menino acaba sendo escorraçado pelo Coroné, pai da mocinha, e se perde no meio do mato. Cabe ao saci e seu amigo curupira encontrarem o “moleque orelhudo” para evitar que uma brincadeira acabe pior do que deveria.

Ao longo de 2016, o gérmen de diversas outras histórias foram surgindo no estúdio de Odoberto, o HQ 360. Algumas delas o autor compartilha nas revistas Ideias Folclóricas, onde brinca com uma série de conceitos diferentes, mas mantendo alguma essência do mito.

E se tivéssemos um saci robô, com um propulsor a jato fazendo às vezes de redemoinho? Odoberto fez. E um guerreiro com armadura mágica e poderes inspirados nos mitos brasileiros? Ou uma fusão entre saci e curupira? Todas criações de Odoberto.

O trabalho, no entanto, no entanto, não se restringe a conceitos. Desde o ano passado, o autor está produzindo uma história sobre a história do Saci Lendário (à esquerda), cuja sinopse ainda não pode revelar.

Além das outras tantas versões de sacis que já criou para Folclorianos, recentemente o ilustrador se envolveu também com um outro projeto: o cardgame Jornada – Histórias e Lendas, do paraense Michel Montenegro.

Para o jogo, já disponível para testes online na versão beta, Odoberto criou nada menos do que sete sacis diferentes! Diferente de seus projetos pessoais, no entanto, onde a criatividade corre solta, a criação foi inspirada em registros bibliográficos sobre as mais diferentes versões. Na próxima página você confere cada um deles, ao lado de uma breve descrição.

Deixe um comentário