Odoberto Lino – O Inventor de Sacis #Saci100

Matéria publicada no especial Saci Pererê – 100 anos do Inquérito. Baixe aqui!

Desde criança, o pernambucano Odoberto Lino sempre alimentou o sonho de ser quadrinista. No entanto, como sétimo filho de uma casa humilde, precisava primeiro pensar em alimentar a própria família. “Tive que pausar meu sonho por muitos anos até me estabilizar financeiramente. Então foi a hora de correr atrás”.

Hoje, aos 33 anos – três dos quais já quadrinista independente – os sonhos são outros. Pretende ultrapassar o espaço da internet e publicar Folclorianos, sua principal obra, em um encadernado de lombada quadrada.

Folclorianos é um mangá, escrito e desenhado pelo pernambucano e publicada em abril de 2015. A história mistura humor e ação, com um clima interiorano delicioso e a presença de diversos mitos brasileiros.

A história começa quando o saci rouba as roupas de João, um menino da roça que fazia de tudo para conseguir arrastar Margarida para o seu banho de rio. O menino acaba sendo escorraçado pelo Coroné, pai da mocinha, e se perde no meio do mato. Cabe ao saci e seu amigo curupira encontrarem o “moleque orelhudo” para evitar que uma brincadeira acabe pior do que deveria.

Ao longo de 2016, o gérmen de diversas outras histórias foram surgindo no estúdio de Odoberto, o HQ 360. Algumas delas o autor compartilha nas revistas Ideias Folclóricas, onde brinca com uma série de conceitos diferentes, mas mantendo alguma essência do mito.

E se tivéssemos um saci robô, com um propulsor a jato fazendo às vezes de redemoinho? Odoberto fez. E um guerreiro com armadura mágica e poderes inspirados nos mitos brasileiros? Ou uma fusão entre saci e curupira? Todas criações de Odoberto.

O trabalho, no entanto, no entanto, não se restringe a conceitos. Desde o ano passado, o autor está produzindo uma história sobre a história do Saci Lendário (à esquerda), cuja sinopse ainda não pode revelar.

Além das outras tantas versões de sacis que já criou para Folclorianos, recentemente o ilustrador se envolveu também com um outro projeto: o cardgame Jornada – Histórias e Lendas, do paraense Michel Montenegro.

Para o jogo, já disponível para testes online na versão beta, Odoberto criou nada menos do que sete sacis diferentes! Diferente de seus projetos pessoais, no entanto, onde a criatividade corre solta, a criação foi inspirada em registros bibliográficos sobre as mais diferentes versões. Na próxima página você confere cada um deles, ao lado de uma breve descrição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s