[#Saci100] Saci na Música

53c7451103b8b1419.jpg

Texto da Revista Saci Pererê – 100 anos do Inquérito. Clique aqui para ler e baixar.

Por Andriolli Costa

Guinga e Paulo César Pinheiro ficam até de cabelo em pé quando cruzam na estrada com aquele preto retinto nu. Boné vermelho cobrindo o pixaim, sempre pitando um cachimbo de bambu.

O saci e seu rodopio fazia subir a ventania na palhoça e nos terreiros, inspirando também as canções da meia noite de Kleiton e Kledir. O canto da ave saci assombra Renato Pessoa. Mas não tema, Ney Matogrosso já mostrou que entre os sacis e as fadas está o caminho do encantamento.

É claro, sempre existem os descrentes. Para MC Veroki, amor é que nem saci: só trouxa acredita, sabe como é. Mas garanto que vale muito mais a pena entrar na brincadeira e dançar tango com o afamado, como faz Tatiana Rocha. Se tiver coragem, dá até para apostar com ele. Jorge Ben Jor casou no chão torta de jiló, melancia e alho. Levou para casa cachimbo e gorro do perneta no final.

Saci também é crítica. Para a Conecrew Diretoria, de Brasília, a polícia é tão truculenta que não respeita ninguém – dá rasteira até em saci. A abordagem não surpreende, já que João Carreiro e Capataz inclusive chamam o perneta para pedir mais daquele produto que “só faz a gente rir”.

O saci é tão importante que é incrível ainda haver quem não reconheça seu dia! Detonator, o deus do Metal, resolveu isso em sua opera rock: 31 de outubro é o dia do saci! Não se engane, meu amigo. Não é dia de Halloween.

É… Elis já cantava essa pedra: o Brazil – esse mesmo, com Z – está matando o Brasil e levando o saci junto! Certo mesmo era Bezerra da Silva, porque é mais fácil morcego doar sangue e saci cruzar as pernas do que essa pendenga se resolver. Só não fique de bobeira, viu? Afinal, como lembra a banda BRAZA, em terra de saci, qualquer chute é voadora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s