PORANDUBA 11 – Contação de Histórias

Capa Podcast

Por Andriolli Costa

  • Clique AQUI para ouvir o programa, ou faça o DOWNLOAD clicando com o botão esquerdo do mouse e indo em “Salvar como”.
  • Gosta de ouvir em agregador de podcast? Assine nosso Feed

Bem-vindos à nossa Poranduba, o podcast do Colecionador de Sacis sobre as histórias fantásticas do folclore brasileiro. Desta vez fomos à Cuiabá, Mato Grosso, para entrevistar a contadora da histórias Alicce Oliveira, com mais de 20 anos de carreira na área artística. Alicce possui uma série de apresentações temáticas, entre elas Mitos e Lendas do Rio Cuiabá, onde reconta narrativas compiladas pela folclorista Dunga Rodrigues. Nesse episódio falamos de sua carreira, dos desafios da contação de histórias para públicos variados, e das polêmicas conservadoras subscritas pelo próprio Ministério da Educação.

Apresentação e edição: Andriolli Costa.
Vinheta de Abertura: Danilo Vieira Battistini, do podcast O Contador de Histórias.
Logo do podcast: Mauro Adriano Muller – Portfólio.
– Canto de abertura e encerramento do povo Ashaninka

Redes Sociais:
Andriolli Costa: Twitter / Facebook
Poranduba: @Poranduba
Alicce Oliveira: Facebook / Site pessoal / Youtube

Este podcast é produzido graças aos apoiadores do PADRIM e do PicPay. Apoie você também!

Agradecemos nossas madrinhas e padrinhos: Carolina Mancini, Débora Dalmolin, Diana Macanagam, Diego Capuano, Douglas Rainho, Ian Fraser, Ricardo Santos, Ronan Freitas e Thiago Freitas

sem-titulo-29-2-1024x683

A contadora de histórias Alicce Oliveira

Comentados no Episódio:

Anúncios

5 Respostas para “PORANDUBA 11 – Contação de Histórias

  1. A conversa foi muito agradável de ouvir! Contar histórias e também ouvi-las é uma arte e uma das necessidades mais fundamentais do humano, seres falantes. Ponto positivo para o uso da ideia de “Contação de história” e não “Story telling”.
    Ressalto ainda a bola levantada a respeito do politicamente correto que propõe reescrever a cultura e a história. Só não sei se devemos atribuir isto a um conservadorismo. A tentativa de controlar a realidade pela linguagem (seja não falando sobre um assunto, seja falando da maneira mais politicamente correta) é uma defesa contra aquilo que incomoda, o que escapa ao sentido…
    Parabens pelo episódio

    Curtir

  2. Pingback: PORANDUBA 12 – Pele de Asno | Colecionador de Sacis·

  3. Eu moro no interior de Minas, eu já estou cansado de ouvir histórias de amigas minhas que sofreram abusos, seja por parte de familiares, ou por parte de amigos da família.
    E sempre que eu ouço esse tipo de história, ainda mais quando é da boca da própria vítima, enquanto ela chora, eu sinto um ódio profundo. Um ódio enorme. Um ódio inútil.

    Enquanto eu fico aqui, nutrindo esse ódio dentro de mim, sem fazer nada, me deparo com você, Andrioli, que tem feito um ótimo trabalho com o seu podcast, e agora traz essa mensagem à um publico maior.
    Continue com esse tipo de trabalho, de verdade. É muito importante pra sociedade.

    Curtir

  4. Ótimo programa e adorei a convidada escolhida ! Gostei muito também da discussão da “censura” para “proteger” crianças. Vivi um caso parecido, porque aos treze anos, um professor de literatura, junto com um de história, tentou nos passar como trabalho a leitura de “Desmundo” da Ana Miranda, mas deu a maior confusão com certos pais e duas das três diretoras do colégio, que eram bem religiosas, já que ele trata muito do incesto comum no início da “colonização” brasileira. No fim, acabou que não fizemos ele, mas nem foi tanto por causa só do tema, mas porque muitos pais, na preguiça de ler sobre o livro, só conheciam o filme e acharam muito “pornográfico”.
    Uma pena, porque é uma ótima visão feminina do tema e do recorte temporal, coisa que não temos muito no ensino brasileiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s