PORANDUBA 15 – Vô

capa-podcast3aa

Por Andriolli Costa

  • Clique AQUI para ouvir o programa, ou faça o DOWNLOAD clicando com o botão esquerdo do mouse e indo em “Salvar como”.
  • Gosta de ouvir em agregador de podcast? Assine nosso Feed

Bem-vindos à nossa Poranduba, o podcast do Colecionador de Sacis sobre as histórias fantásticas do folclore brasileiro. No programa de hoje vamos mergulhar no imaginário nordestino ao entrevistar meu avô, Oliveira Serafim da Costa, migrante cearense que há mais de 60 anos encontrou novo lar no interior de Mato Grosso do Sul. Neste programa, que é ao mesmo tempo meu tributo e homenagem ao vô, vamos descobrir quais as cores do pavão nordestino, conhecer outras versões de Mulher Rendeira, revelar qual o remédio mais poderoso do Brasil e aprender os perigos de se fazer pacto com o saci. Espero que se divirtam tanto quanto eu me diverti.

Na trilha deste programa você confere as vozes de TIno Gomes com Antoninho e o Pavão do Mestre Volta Seca cantando Mulher Rendeira, Projeto Quatropata com uma versão de A Hora do Adeus e Ednardo com Pavão Misterioso.

Apresentação e edição: Andriolli Costa.
Vinheta de Abertura: 
Danilo Vieira Battistini, do podcast O Contador de Histórias.
Logo do podcast: 
Mauro Adriano Muller – Portfólio.

– Canto de abertura e encerramento do povo Ashaninka

Este podcast é produzido graças aos apoiadores do PADRIM e do PicPAy. Apoie você também!

Agradecemos aos apoiadores: Ana Lúcia Merege, Carolina Mancini, Daniel Burle, Daniel Renatini, Daniel Freire, Débora Dalmolin, Diane Macagnan, Diego Capuano, Douglas Rainho, Euclides Vega, Ian Fraser, Janio Garcia, Koe, Maycon Torres, Michel Ronan, Rafael Joca Cardoso, Ricardo Santos, Roberto Silva.

10296012_10201796660072441_6515353349818017154_o

Vô Oliveira, aos 91 anos de idade

Comentado no programa:

Anúncios

4 Respostas para “PORANDUBA 15 – Vô

  1. Meu amigo (sim, já me sinto íntimo e espero que isso não o incomode), que Poranduba… Ouvi com os olhos marejados e com vontade de abraçar os meus e os seus avós. Lembrei muito de minha avó paterna e das histórias de Trancoso que ela me contava quando eu era criança, do dragão e do lobisomem que viviam em Serra do Mel (RN). Obrigado por dividir conosco essa parte da sua vida. Sucesso.

    Curtir

    • A honra é toda minha de ter essa consideração de amizade, Geoci! Agradeço o carinho pelo trabalho. Que coisa boa é despertar lembranças tão especiais em cada ouvinte. Como era essa história do dragão? Grande abraço!

      Curtir

  2. Cara, vou dizer só o plot pq foi o que sobreviveu na minha memória. Havia a lenda de um dragão na região e, para marido e mulher se comunicarem quando ele ia pro roçado, eles cantavam. Mas o animal aprendeu a cantoria e atraiu a ambos para o bote, imitando a voz do cônjuge.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Como este podcast me emocionou! Não há nada mais singelo do que o dialogar natural com um ente querido. Ouvir esse podcast em especial me fez sentir muitas saudades de meu avô, Erasmo; cujas saudades boas me invadiram!
    Tirei o fim de semana para ouvir todos os podcasts e foi uma experiência mais do que enriquecedora. A medida que escutava, mais me sentia inspirado. Cinema de animação, escultura, música, literatura, games, trabalho com tudo isso, mesclados ao terror, e meu maior desejo é embeber todas essas formas de arte no nosso folclore. Estou produzindo alguns trabalhos que eu espero um dia publicar, e, quem sabe, fazer parte desse grupo de grande propagadores da nossa cultura que vocês são.
    Espero um dia contribuir para nossa cultura tanto quando vocês. Perpetuar nossa folclore é preciso.

    at.te

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s